quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Rotina do sono

Olá pessoal, tudo certinho? Aqui tudo bem graças a Deus!

Hoje vim falar um pouquinho de rotina, desde antes de engravidar já lia sobre a importância de implantar uma rotina o quanto antes para o bebê e já sabia que assim queria fazer. Já tinha várias ideias na cabeça, mas a verdade é que nem tudo (quase tudo na verdade) sai do jeito que você imagina...rs

No primeiro mês é muito difícil você começar com uma rotina porque o bebê ainda não tem um padrão estabelecido de sono e de mamadas e é muito complicado e até porque não dizer cruel você impor alguma coisa a ele.

Percebendo isso eu utilizei o primeiro mês para basicamente observar a Helena e ver como ela ia estabelecendo os seus padrões, durante o dia tirava vários cochilos, claro, mas percebi que ela começava a ficar com muito sono e chatinha perto das 19 horas, logo a fazíamos dormir perto desta hora e ela dormia umas 3 horas seguidas, depois começava aquela loucura de hora em hora que já comentei aqui, nesta época ela também dormia no carrinho que ficava ao lado da minha cama.

Sempre quis passar ela pro berço com 30 dias, mas como ela ainda estava acordando muito de noite e também estava muito frio, achei melhor esperar um pouco mais, mas a Helena faz muito barulho pra dormir, geme e resmunga demais e acabava que eu não dormia quase nada, nem mesmo quando ela estava dormindo, então com 40 dias resolvi colocar ela no berço, mesmo sabendo que ia ter que levantar várias vezes na noite, já não estava dormindo mesmo, então pra mim não ia fazer diferença.

Fiz a técnica do ninho para a Helena se sentir mais segura no berço e rezei para que tudo desse certo e deu...rsrs...nas primeiras noites ela ainda acordava bastante e eu levantava, amamentava e ninava até ela dormir de novo, este processo levava em média uma hora, fora quando ela resolvia despertar e ficar acordada por quase duas horas até dormir, foi uma fase muito difícil e de muito cansaço, mas com o tempo o sono dela foi melhorando, ela passou a acordar menos e percebemos que ao colocar ela no berço sem estar pacotada, ela se mexia, mexia, resmungava e acabava dormindo, então o processo que antes levava uma hora passou a durar no máximo meia hora, mas na maioria das vezes em 20 minutos já estou na minha cama novamente.

Comecei com a rotina da seguinte maneira, dava banho as 17 horas, das 17h30 até umas 18h30 ela chora bastante (a hora do chororô, lembram?), as 19 horas quando ela já estava mais calma levava ela pro quarto, trocava a fralda e fazia massagem em seu corpinho, dava mama e colocava no berço, deixava uma luz bem fraquinha e saia do quarto, pela babá eletrônica ficava de olho, ela se mexia, mexia e acaba dormindo perto das 20 horas (ela nunca chorou neste processo, pois se chorasse iria lá socorrer, rs), as 22 horas antes de eu me deitar dava mais um mama pra ela, ela mamava dormindo, depois disso na maioria das vezes ela acordava as 2 horas e depois as 5 horas, aí ela emendava um soninho até umas 6h.

No entanto, como tudo é um processo de observação, tentativa, erros e acertos, pelo fato dela começar a ficar muito irritada depois das 17h30 e por chorar muito das 18h até as 19h, pensamos que talvez estivesse sendo tarde pra ela dormir as 20h, então fiz algumas adaptações na rotina e ela está da seguinte maneira: estou dando um banho nela de manhã, aí as 18h, quando percebo que ela está ficando bem irritada já levo ela pro quarto, com uma luz fraquinha, dou banho de balde, faço massagem, converso baixinho, canto, conto historinhas, neste processo ela já se acalma e eu tento enrolar o máximo possível para o mama, depois ela mama e berço, assim ela tem dormido umas 19 horas e o processo todo se repete, ela continua acordando as 2h e as 5h e depois as 6h, então tudo certo.

Só sei que depois que ela passou a dormir no quarto dela o sono de todo mundo melhorou, o dela, pois acho que ela fica bem mais confortável do que no carrinho e o nosso, pois não acordamos a cada gemido que ela faz :)

Durante o dia ainda não temos uma rotina estabelecida, a Helena é muito ruim de sonecas, geralmente tira uns cochilinhos de meia hora e muito de vez em quando dorme um sono de umas duas horas perto da hora do almoço, ainda quero melhorar neste aspecto, mas está difícil...rsrs.

Bom, é isso meninas, vamos que vamos!
Bjos da Carol

(minha zebrinha já entregue ao soninho gostoso)


3 comentários:

  1. Que soninho delicioso da zebrinha!
    Acho super importante mesmo a rotina do sono. Aqui começamos a implantar quando o bebê fez 2 meses e nos ajudou muito. Como você mesma disse é um mundo de acertos e erros mas só deles entenderem o processo e saberem que a hora do sono está chegando, já é de longe algo bem importante.
    Beijos em vocês duas.

    ResponderExcluir
  2. Que delicinha mamãe!
    Mas é bem assim, a gente sofre muito com eles no quarto, cada gemido a gente acorda, não me arrependo de colocar o Henrique no quarto dele, tem gente que diz que sou malvada, mas a gente tem que fazer o melhor para os três!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. A melhor coisa q vc fez Carol. Me arrependo mto de não ter feito isso antes.

    Mto linda nanando!

    Beijos

    ResponderExcluir