sábado, 25 de junho de 2016

40 dias e a luz no fim do tunel

Dei uma sumidinha básica né? E esta sumidinha se deu por dois motivos, primeiro porque realmente não dá tempo, a vida de mamãe fresca é muito corrida e segundo porque não estava com vontade de falar, de escrever, de conversar, enfim, irei explicar...

Sobre o primeiro motivo tenho a dizer que é muito difícil ser mãe, não que eu esperasse que fosse fácil, mas é bem mais difícil do que eu imaginei, pelo menos neste início, é muito colo, muito peito, muuuuuuitas noites mal dormidas (esta é a pior parte), muita dor (dói o peito, dói a barriga, dói a alma), muito choro (do bebê e meu), enfim, simplesmente a Helena, como qualquer recém nascido, demanda demais e não dava tempo de mais nada. Engraçado que quando ouvia o pessoal dizer "ah que não dá tempo de ir ao banheiro" ou "ah não consigo comer a comida quente, tenho que comer correndo", eu pensava que era exagero, mas não é, é a mais pura realidade, só tendo para saber.

Sobre o segundo motivo, só posso dizer que tive um baby blues dos infernos que durou praticamente o primeiro mês inteiro, foi um mês muito difícil para mim, onde eu simplesmente não me encontrava mais, não me reconhecia e também não reconhecia minha nova vida, senti uma angústia absurda, uma saudade da minha vida como era antes e do meu marido sem fim, confesso que o sentimento de arrependimento me veio várias vezes e com ele a culpa, afinal, a Helena não pediu para nascer, ela veio ao mundo por uma escolha minha e eu não me via no direito de ter estes setimentos. Chorei, chorei, chorei, chorei muito, conversei muito com minhas amigas, com minha família, com meu marido que me entendeu e me apoiou o tempo todo e também rezei muito, pedindo força, paciência e principalmente amor.

Bom, hoje já estamos com pouco mais de 40 dias e o que posso dizer é que tudo já melhorou, claro que ainda não está perfeito (não sei se um dia será perfeito), mas estamos nos adaptando, nós a ela e ela a nós, o desespero já está passando e o amor prevalecendo, a rotina já não está tão pesada, a sombra da vida que eu tinha está se transformando numa doce lembrança, como muitas que eu tenho e está dando lugar ao sonho de uma vida a três, estou me reinventando, me reencontrando, agora como mãe.

Não foi nada fácil, mas já vejo uma luz no fim do tunel e não me sinto mais tão aflita e perdida, toda a angústia que eu senti está dando lugar a um sentimento muito bonito e é muito bom sentir a paz reinar dentro de mim novamente!

Bjos da Carol

6 comentários:

  1. Ai Carol, quem é mãe te entende perfeitamente. Vou te falar uma coisa q minha amiga falou qdo eu estava nessa fase: Vai passar e vai melhorar. Te desejo muita força e paciência. Um forte abraço e beijos em vc e na Helena!

    ResponderExcluir
  2. Passando para dizer que é preciso muita coragem para falar abertamente sobre o baby blues. Ainda é um tabu dizer com todas as letras que se arrependeu e que, apesar de amar e de ter sonhado com o bebê, a realidade pode ser frustrante. Ainda bem que você já está melhor e que encontrou nas pessoas próximas bons aliados. Tudo vai passar. bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela coragem de falar abertamente sobre isso. É importante. E que bom que tudo está melhorando. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol

    Como digo, os primeiros 40 dias são punk. Depois as coisas vão se colocando no lugar e a leveza chega.
    Bjs em vcs

    ResponderExcluir
  5. Coragem amiga, as vezes a rotina pesa, mas o sorriso deles compensa tudo!

    Bjus

    http://esperando-esperar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Carol ainda nao sou mae mais te entendo.Imagino q a rotima com o bb deve ser mesmo corrido,pois vc tem q se desdobrar pra cuidar 100¨% dela.Sobre o baby blues já li alguns relatos e acontece com quase todas as recém-mamães,não se culpe por isso.
    bjos
    Luh

    ResponderExcluir