terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Cesária ou Parto Normal?

Hoje vou falar sobre um assunto delicado: Parto.

E por que acho este assunto delicado? Porque existe praticamente uma guerra declarada entre os defensores do parto normal humanizado que criticam veemente as cesárias ditas "desnecessárias" contra os que defendem a cesária como a forma de parto mais indicada.

E o que eu acho de tudo isso? Não sei, estou dividida. Na verdade acho que fico em cima do muro, vou explicar:

É certo que vivemos numa cultura em que a cesária foi simplesmente estabelecida como padrão, desta forma a exceção acabou virando a regra, o Brasil é um dos países onde ocorre o maior número de cesárias no mundo. Pois então, por muito tempo eu acreditei que esta seria a melhor forma mesmo de se ter um filho, um método indolor, com hora marcada, com toda uma estrutura hospitalar, enfim, para uma pessoa metódica e que gosta de ter o controle de tudo como eu, isso parece perfeito mesmo. E não digo que não é, eu não critico a cesária, acredito que Deus deu inteligência para os homens evoluírem, a ciência existe para melhorar nossas vidas e se através disso tudo foi desenvolvido este tipo de parto, por que não?

Por que não? É esta a pergunta que não quer mais calar dentro de mim. Desde que comecei a ler vários Blogs sobre a maternidade eu me deparei com outra realidade, me deparei com mulheres que defendem o parto normal com unhas e dentes, que defendem a natureza do próprio corpo, o fato de poder ter o bebê em seus braços logo após o parto e poder amamentá-los e isso começou a mudar o meu ponto de vista. É claro que não virei radicalista e é bem pouco provável que vire, o parto domiciliar por exemplo, que eu acho lindooo e tiro o chapéu para quem fez ou quer fazer, já é um pouco demais pra mim, eu preciso de no mínimo um hospital...rsrsrs. Mas enfim, com tudo isso eu me pego pensando em querer pelo menos tentar um parto normal, ou no mínimo ter a minha vontade respeitada pelo médico e pela equipe do hospital.

Resumindo: não critico nem a cesária e nem o parto normal, critico sim o desrespeito com os desejos da mãe.

Bom, por conta dessas inquietações eu já vinha buscando em minha cidade algum médico que pudesse entender meu ponto de vista e que respeitasse a minha vontade, independente de qual for e eis que, ontem, fuçando na internet encontrei um grupo na minha cidade que chama Gesta Maringá, é um grupo de enfermeiras e doulas que defendem o parto normal, humanizado e promovem palestras gratuitas para as pessoas, prestando todos os tipos de informações e apoio. Eu simplesmente amei, não imaginei que tivesse algo parecido aqui, no interior do Paraná, fiquei muito surpresa e feliz. Ontem mesmo já mandei um e-mail para eles perguntando quem são os GOs que eles indicavam, que tivessem as características que estou procurando e prontamente eles me responderam com dois nomes.

Fiquei muito feliz, já estava querendo visitar outros médicos mesmo, então só vou esperar passar este fim de ano para marcar uma consulta com os que me foram indicados e com certeza quando estiver grávida vou participar ativamente das palestas que a Gesta oferece.

É isso, cesária ou parto normal? Ainda não sei, eu só sei que quero ter minha vontade respeitada e nada mais.

Bjão

Carol

18 comentários:

  1. Carol, tenho as mesmas inquietações que você...Ainda não decidi sobre o assunto, acho que vai depender de muita coisa no decorrer do processo.
    Hoje, gostaria de tentar o parto normal, provavelmente com analgesia. Mas não critico e nem acho ruim a cesárea...Eu penso mais na minha reabilitação posteriormente, pois terei um bebê para cuidar.

    Achei super legal esse grupo de Maringá...vou procurar aqui em Salvador para ver se tem algo parecido.

    Com certeza falaremos disso diversas outras vezes durante nossa gestação.

    Beijo

    http://projetonossobebe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi PVzinha, exatamente, eu quero tentar o parto normal, mas se no meio do processo desistir e ir para uma cesária, tudo bem, não vou ser menos mãe por causa disso! Acredito que o importante é termos nossa decisão respeitada!
      olha, procura sim, com certeza deve ter algo parecido em Salvador, depois me conta.

      bjos

      Carol

      Excluir
  2. Olha eu sempre quis o parto normal...mas vou te contar uma coisa...qdo vc começa a sentir as dores vc tem que estar convicta de quer mesmo o parto normal pq da uma vontade pedir uma cesarea na hora rsrsrsrs
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Nise, nem me fale, morrooo de medo! E olha, nem sou das pessoas mais corajosas e outra coisa, não quero ficar horas e horas em trabalho de parto, se tiver sorte e for daquelas mulheres que é vapt, vupt beleza, mas isso só na hora pra saber.

      Bjão

      Excluir
  3. Eu queria muito ter tentado um parto normal (digo tentar pq pensava da mesma forma que vc, se não desse certo não haveria problema fazer a cesárea), mas comigo não deu certo, não senti nenhuma, mas nenhuma mesmo, dor de contração (e vc nem imagina o quanto eu queria ter sentido, para ao menos saber como é...). O meu parto foi cesárea, ocorreu tudo bem, não senti nenhuma dor (só um pouquinho na hora da anestesia,rsrsrsr). O problema vem depois, quando vc tem que cuidar do bebê, da casa, da comida, de tudo..com um corte na barriga que só sara completamente depois de uns 3 meses!!! Só te dou uma dica, se tiver cesárea consiga alguém para te ajudar em casa pelo menos no 1° mês...
    Bjks
    http://blogdalidianaleite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidi, obrigada pelas dicas...mas ó, acho que é assim mesmo, acredito que não podemos ser radicais em nossas opiniões pq não sabemos o que pode acontecer...acredito que vá tentar o PN, mas se não der por motivos biológicos ou pq eu não dei conta mesmo, nada de frustração!!

      bjão

      Excluir
  4. concordo com vc acho esse assunto bem delicado.Há que defenda cesária com unhas e dentes e quem prefere o normal.Eu prefiro o normal.Mais quero o melhor para que meu bebê venha ao mundo de maneira que seja melhor para ele.

    ResponderExcluir
  5. Tenho o mesmo pensamento. Apesar de não começar as tentativas tão cedo já tenho em mente que quero o normal com analgesia. Mas se não for possível, não tem problema ser cesárea. Só penso mesmo na recuperação que deve ser bem chatinha. Essas coisas não adianta muito planejar, será o que Deus quiser.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso que penso. Vejo pessoas que se desesperam por não ter conseguido um PN e acho que não é bem por aí, claro que quanto mais natural melhor (ou não...rsrs), mas o importante é estarmos bem e que o bebê também nasça bem.
      P.S - Eu nasci de cesária e nem por isso fui uma criança traumatizada ou com pouco vínculo com a minha mãe...rsrsrs

      Bjão

      Excluir
  6. Meu sonhoo é um parto humanizado. Mas aqui na minha cidade esse tipo de parto quase não acontece, então, acho que prefiro o normal, mas sem preconceitos, se realmente não der o normal, vou de cesárea mesmo. Tudo pelo bem do baby.

    http://antesdopositivo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nathy, onde vc mora? Vê se vc não acha na sua cidade um grupo de apoio ao parto humanizado, também achei que não tivesse na minha cidade e percebi que existem vários grupos desses espalhados pelo Brasil...depois me conta!

      Bjos

      Excluir
  7. Discussão longa e eterna!!!
    Realmente gera mtas dúvidas, tantos exemplos e histórias que conhecemos!
    Mas cada cabeça uma sentença não tem jeito!!!
    Bjos


    www.maisque6.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Carol..sobre sua pergunta no meu blog:
    No meu caso eu senti mta dor mesmo somente nas contraçoes...na hora que ele saiu nao senti dor nenhuma...e acho que pode ser por causa da anestesia local que tinha tomado .
    bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nise, pode ser mesmo, já ouvi relatos de que ocorre uma ardência no períneo, mas isso deve ser muito pessoal também!!

      Bjos

      Excluir
  9. Também estou longe de ter filho, estou no começo das tentativas, mas já penso nisso. Acho que o mais importante desse debate é a informação. As futuras mamães precisam saber quais são as consequências de cada decisão e não ficar confiando só no que o médico diz. Até porque é fato que a esmagadora maioria dos médicos vai dar um jeitinho de fazer uma cesárea.

    Meu blog está bem no comecinho, mas, se puder, dá uma passada lá: www.bebebolinho.blogspot.com

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee...seja bem vinda! Vc disse tudo, o importante e ter informacao!! Bjoss

      Excluir